terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Amor é...na Biblioteca Escolar!

      A comunidade escolar felicita os alunos vencedores da atividade de S. Valentim promovida pela Biblioteca Escolar, como se pode ler abaixo neste post.
      Os alunos vencedores - Mariana Silva (6A) e Emanuel Novo (9A), considerados os mais criativos, receberam o seu merecido prémio no dia 26 de fevereiro 2015, na 'nossa' Biblioteca, estando presente a equipa da BE e ainda a Coordenadora de estabelecimento - Lígia Oliveira.



        PARABÉNS aos vencedores e a todos aqueles que tão dedicadamente se empenharam nesta atividade!


Associando-se à comemoração do dia de S. Valentim, dia 14 de fevereiro, a Biblioteca Escolar Domingos Capela, do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, organizou, ao longo de duas semanas, atividades alusivas ao Amor e aos Afetos, com a colaboração dos alunos, de modo a contribuir para a reflexão sobre essa temática.

Os alunos escreveram frases sobre o Amor (O Amor é…….) que foram unidas formando uma cadeia de corações e afixadas nos painéis de tecido encarnado à entrada da biblioteca escolar.
Foram ainda afixadas diversas cartas de amor, quer na sala dos professores, quer na biblioteca, de diferentes épocas, de distintas personagens famosas, tais como: MOZART para a sua amada esposa CONSTANZE , NAPOLEÃO destinada à sua querida JOSEFINA, KARL MARX para  a sua esposa JENNY VON WESTPHALEN, FERNANDO PESSOA para  OFÉLIA QUEIRÓZ, HENRIQUE VIII para ANA DE BOLENA, visando aguçar a curiosidade dos mais atentos.
Tudo culminou com a atividade de sexta-feira, dia 13, na biblioteca escolar, com a participação especial de uma turma do 8º ano, que apresentou um Power Point sobre o Amor ao longo dos tempos; para além disso, os alunos fizeram a leitura de algumas das cartas de amor anteriormente selecionadas e afixadas, teceram algumas considerações e reflexões sobre o tema, tocando nomeadamente a questão da violência no namoro.


Para terminar, todos os alunos leram, em cadeia, frases retiradas do livro O Amor o que é? de José Jorge Letria.

E assim se fez a apologia do Amor responsável e do Amor carinhoso.








domingo, 15 de fevereiro de 2015

Alunos vencedores de concurso nacional que os levará a Londres - 'My school is no Island'


Vencedores do concurso My School Is No Island recebem representantes da Texto Editores na Domingos Capela
Na passada sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, os alunos do 8º B, do ano lectivo transacto, receberam com muita alegria três representantes da Texto Editores, que os vieram felicitar e lhes entregaram os merecidos Diplomas de Vencedores.
Neste evento estiveram ainda presentes o Director do Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida e a professora que dinamizou o projecto.

A representante da Texto, Carla Almeida, felicitou os alunos e a professora pelo empenho, dedicação e originalidade do trabalho vencedor da Categoria 3.º Ciclo, destacando a sua qualidade e criatividade surpreendentes. Afirmou ainda que o objectivo desta iniciativa - desenvolver as capacidades de produção da língua inglesa, writing e speaking, despertando a criatividade dos alunos e motivando para a aprendizagem - foi amplamente atingido.
Os presentes tiveram a oportunidade de rever o vídeo produzido pela turma, bem como o depoimento oral, em Língua Inglesa, para o promover e onde os alunos expuseram sucintamente a ideia central do vídeo, as razões de a sua escola ser especial e também as razões para vencer. A professora de Inglês aproveitou para relembrar que os alunos prepararam o texto sobre a escola em Inglês e o vídeo foi inteiramente gravado com telemóvel e composto com palavras gravadas em aula, na escola, em casa, pelas ruas da cidade e outros sítios públicos. Após a edição do filme, tiveram ainda que escolher uma música de fundo. Em tom de graça, a professora lembrou ainda que o depoimento oral “saiu bem logo à primeira”.
Este concurso destinou-se a todos os alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade, de escolas públicas e privadas localizadas em território Português e envolveu milhares de alunos e professores. A Texto definiu dois escalões de participação: Escalão A – 3.º Ciclo e Escalão B – Secundário. 52 turmas participaram no escalão A e 81 no escalão B.

 Pela sua originalidade, criatividade e qualidade da mensagem, o 8º B (do ano lectivo anterior) conseguiu arrecadar o prémio na categoria do 3º ciclo – uma viagem a Londres para toda a turma!

O trabalho premiado pode ser visionado na página oficial da Editora em www.texto.pt ou em https://www.youtube.com/watch?v=98lhtpDYQvI

(Texto e fotos da Profª Marisa Rocha)







terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

5ºA: Interação com um projeto E-twinning da Galiza

Como já todos sabem, há já alguns anos que são levados a efeito vários projetos e-Twinning na escola. Mas será que, depois do final do mesmo, os laços de amizade se desvanecem? Claro que não! A prová-lo, recentemente os alunos da professora Delfina Casalderrey, do 5ºA, enviaram os parabéns pelos 5 anos de existência à Pulga Pek, um projecto etwinning premiado internacionalmente, a cargo do professor Marcos Ruibal, da Galiza. Apesar destes nossos alunos terem apenas começado este ano a frequentar a Escola Domingos Capela, foram sensíveis a esta data festiva. Na Galiza, gostaram tanto que os colocaram na página do projeto Vejam alguns desses postais:

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

8ºC - Turma angaria fundos para visitas de estudo

Os alunos desta turma querem aprender mais, e as visitas de estudo são uma mais-valia. Com a crise, as visitas tornam-se menos possíveis. Mas estes meninos e as respetivas professoras -Daniela Santos e Filomena Bilber- não 'cruzam os braços'! Por conseguinte, vendem 'umas coisinhas lindas' feitas por eles, a um preço muito convidativo! Eis algumas imagens dos produtos à venda:

Projecto E-Twinning e Direitos Humanos

Um dos projetos E-Twinning da escola está subordinado ao tema 'Human Rights: a cause worth fighting for' - Direitos humanos, uma causa pela qual vale a pena lutar. Este projeto desenvolve-se, sobretudo, com a turma 9ºB, nas disciplinas de Educação para a Cidadania, Inglês e História. Grécia e Turquia são os países parceiros neste projeto. Os trabalhos foram sobretudo desenvolvidos ao longo do primeiro período, culminando com a comemoração dos 66 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro de 2014. Durante esse tempo, os alunos do 9ºB tiveram a oportunidade de conhecer de forma aprofundada os trinta direitos contemplados na referida Declaração, e puderam proceder ao levantamento de situações de violação dos mesmos no mundo atual. O trabalho culminou na elaboração de um mural alusivo aos Direitos Humanos, colocado no átrio da escola, para que todos o possam ver e refletir sobre a sua mensagem. Parabéns ao 9ºC, Parabéns às professoras Alzira Rocha e Marisa Rocha!!!!!!! Eis algumas fotografias:

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Chandeleur / Senhora das Candeias nas Domingos Capela!

A CHANDELEUR (ou Senhora das Candeias) é uma festa religiosa cristã que reporta à apresentação do Menino Jesus ao Templo. É festejada dia 2 de fevereiro, ou seja, precisamente 40 dias após o Natal. Nesse dia, é tradição, em França, comer crêpes. Por isso, para festejar essa data, alguns alunos de Francês da Profª Maria Ernestina Sousa venderam na escola crêpes, divulgando assim a tradição. Aqui ficam umas fotografias... Que deliciosa atividade!!!!